HOME FEEDBACK

Partido populista de direita impõe derrota ao governo trabalhista em eleições locais no Reino Unido

Reform UK faz história ao derrotar o Partido Trabalhista em Runcorn e Helsby. Resultado destaca a ascensão da extrema direita britânica e aumenta a pressão sobre Keir Starmer.

O partido populista de extrema direita, Reform UK, venceu as eleições locais de Runcorn e Helsby por apenas seis votos.

Essa vitória representa uma reviravolta sobre o Partido Trabalhista do primeiro-ministro, Keir Starmer, e foi o primeiro grande teste eleitoral de seu governo.

O resultado é um termômetro para Nigel Farage, líder do Reform UK, que vê a crescente popularidade da extrema direita britânica como uma oportunidade para conquistar assentos no Parlamento.

Sarah Pochin, ex-vereadora conservadora, se torna a primeira deputada não trabalhista a representar Runcorn em 52 anos.

Farage declarou que o resultado envia uma mensagem clara: “agora nós somos a oposição” e advertiu que apoiar os Conservadores pode levar a um governo trabalhista.

O Partido Conservador caiu de 16% dos votos nas eleições gerais do ano passado para apenas 7% nesta disputa, ficando em terceiro lugar, atrás do Partido Verde.

Apesar da mínima vitória, o resultado eleva os temores entre parlamentares trabalhistas sobre a perda de cadeiras para o Reform UK nas próximas eleições gerais.

Leia mais em valoreconomico