HOME FEEDBACK

Partido Reformista britânico ganha cargos no Parlamento com onda de apoio

Partido de direita obtém vitórias significativas nas eleições locais, desafiando o domínio histórico dos Trabalhistas e Conservadores. Com a conquista de um assento parlamentar e uma prefeitura, o Reformista se posiciona como a nova força da oposição no Reino Unido.

Partido Reformista do Reino Unido conquista vaga no Parlamento, uma prefeitura e disputava cargos em conselhos locais nas eleições de quinta-feira.

O líder Nigel Farage destacou que os resultados provam que o partido agora é a verdadeira oposição.

Na disputa para o assento parlamentar vago de Runcorn e Helsby, o Reformista venceu por apenas seis votos após recontagem, conquistando seu quinto assento na Câmara dos Comuns. Os trabalhistas haviam tido uma maioria de quase 15.000 votos na última eleição.

Farage afirmou: “Foi uma grande noite para o Reformista”, ressaltando a derrocada do Partido Trabalhista.

A legenda conservadora agora enfrenta dificuldades. “Vocês estão testemunhando o fim de um partido que existe desde 1832”, declarou Farage.

O Reformista também venceu a corrida para a prefeitura em Greater Lincolnshire, com Andrea Jenkyns se tornando a política mais poderosa eleita pela região, que abriga cerca de um milhão de pessoas.

Embora poucos dos mais de 1.600 assentos em disputa tenham sido proclamados, o partido liderava a contagem inicial de conselheiros eleitos.

A fragmentação política deu a Farage a chance de se afirmar como representante da direita. Os conservadores tiveram uma derrota histórica nas últimas eleições e perderam mais da metade de seu apoio.

O primeiro-ministro trabalhista Keir Starmer viu sua popularidade despencar desde sua vitória histórica, após aumentar impostos e cortar benefícios.

Farage, que apoia Trump, se distanciou de algumas de suas posições, ciente das preocupações dos eleitores. “O Reformista do Reino Unido parece estar na crista da onda esta manhã”, comentou Keiran Pedley, da Ipsos.

Com o aumento do apoio, virão mais desafios para o Reformista provar sua capacidade de atender às demandas dos eleitores.

Leia mais em infomoney