HOME FEEDBACK

Partners Group lança fundo de private equity no Brasil. O foco é o varejo

Partners Group inicia distribuição de fundo de private equity no Brasil, mirando investidores de varejo. Com histórico de 18 anos e parceria com a Gama Investimentos e Bradesco, fundo busca aproveitar nova legislação para atrair recursos.

Partners Group, gestora suíça especializada em mercados privados, inicia a distribuição no Brasil do seu fund flagship, o Partners Group Global Value.

Com 18 anos de histórico e retorno médio de 10% ao ano em dólares, líquido de taxas, o fundo é evergreen, ou seja, sem prazo de saída definido.

Os cotistas têm restrições de liquidez, podendo realizar resgates parciais mensalmente, conforme regras específicas.

No exterior, o produto tem atraído investidores de varejo, mantendo fluxo de recursos em um momento desafiador para o setor de private equity.

Para atender investidores no Brasil, o Partners firmou parcerias com Gama Investimentos, que estruturou o fundo, e com o Bradesco, que fará a distribuição entre clientes de private e alta renda.

O mercado brasileiro é pequeno para o Partners: dos US$ 174 bilhões de AUM, apenas US$ 5 bilhões são de investidores da América Latina, principalmente México, Chile e Peru.

Os desafios incluem o home bias do brasileiro e altos juros, além da falta de legislação favorável e produtos adaptados ao mercado local, segundo André Lemos, do Partners.

A distribuição do fundo ganhou força após a Resolução 175 de 2023, que permite investidores qualificados aplicarem em produtos com 100% do patrimônio no exterior.

O fundo local é o Gama Partners Group Global Value BRL FIM IE.

O principal investimento no Brasil foi a compra do controle da rede Hortifruti Natural da Terra em 2017 e sua venda para a Americanas em 2021.

Leia mais em braziljournal