PCE: inflação preferida do BC dos EUA cai e fica pouco abaixo do esperado em março
O índice de preços de gastos com consumo dos EUA mostra uma leve queda em março, mantendo-se abaixo das expectativas do mercado. A inflação anual também apresentou um recuo, reforçando as especulações sobre as futuras decisões do Federal Reserve em relação à taxa de juros.
Índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA apresentou queda de menos de 0,1% em março, segundo o Escritório Federal de Análise Econômica (BEA).
A queda ocorreu em relação ao mês anterior, fevereiro, quando o índice avançou 0,3%. O PCE é o indicador preferido do Federal Reserve (Fed) para decisões sobre juros.
A queda em março ficou em linha com as expectativas dos analistas, que esperavam estabilidade. No entanto, na base anual, o PCE subiu 2,3%, abaixo do 2,5% de fevereiro.
O núcleo do PCE, que exclui alimentos e energia, ficou estável, abaixo da expectativa de alta de 0,1%. Em relação a fevereiro, o núcleo contraiu em 0,4%, com variação anual de 2,6%, inferior ao 2,8% do mês anterior.
Com a inflação resistente, cresce a expectativa de uma maior pausa nos cortes de juros. Uma menor resistência dos preços pode levar o Fed a cortar juros mais rapidamente.
Na reunião de março, os juros foram mantidos entre 4,25% e 4,50% ao ano, com previsão de dois cortes ao longo do ano, embora a maioria dos investidores esperasse quatro.