HOME FEEDBACK

PDT dá primeiro sinal de divergência com o governo após deixar base e irá projeto contra aumento do IOF

Divergência marca a postura do PDT após saída da base aliada, com a bancada manifestando oposição ao aumento do IOF. A pressão por propostas de cancelamento das medidas do governo cresce entre os partidos da Câmara.

Mário Heringer, líder do PDT (MG), criticou o aumento do IOF e afirmou que a maioria da bancada do partido é contra a medida do governo.

Heringer anunciou que o PDT votará favoravelmente ao projeto de decreto legislativo que busca cancelar os decretos do Ministério da Fazenda. Esta é a primeira divergência do partido desde que saiu da base aliada.

O PDT deixou a base do governo no mês passado, após o ex-ministro Carlos Lupi enfrentar pressões internas e externas. A saída coincidiu com a divulgação de escândalos sobre descontos indevidos nas aposentadorias do INSS.

Heringer declarou: "Temos maioria para votarmos contra o aumento do IOF." O aumento do IOF, aprovado na semana passada, gerou a união de pelo menos três partidos de centro à oposição na Câmara, apoiando o cancelamento da elevação para pessoas jurídicas.

A pressão sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), cresce, com 19 projetos já apresentados na Câmara e um no Senado sobre o tema. Motta mencionou que o assunto será debatido em reunião de líderes, marcada para esta quinta-feira.

Leia mais em o-globo