HOME FEEDBACK

PDT sinaliza divergência com o governo e deve apoiar projeto contra aumento do IOF

A bancada do PDT se opõe ao aumento do IOF, sinalizando uma nova fase de oposição ao governo. Isso ocorre após a recente saída do partido da base governista em meio a crises internas e escândalos.

Mário Heringer, líder do PDT (MG), revelou que a maioria da bancada do partido é contra o aumento do IOF e apoiará o projeto de decreto legislativo para cancelar os decretos do Ministério da Fazenda.

Esse é o primeiro sinal de divergência do PDT com o governo desde que saiu da base aliada no mês passado, após o caso do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT-RJ) e os escândalos de descontos indevidos nas aposentadorias do INSS.

Heringer afirmou: "Temos maioria para votarmos contra o aumento do IOF", destacando que o assunto será central na próxima reunião de líderes.

Além do PDT, ao menos três partidos de centro se uniram à oposição na Câmara dos Deputados, apoiando os PDLs que buscam cancelar a elevação do IOF, aprovada recentemente.

A pressão aumenta sobre o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para pautar as propostas. Atualmente, há 19 projetos na Câmara e um no Senado relacionados ao tema.

Motta confirmou que o assunto será discutido na reunião de líderes, marcada para esta quinta-feira, solicitando que os coordenadores das bancadas deliberem com seus deputados esta semana.

Leia mais em exame