HOME FEEDBACK

Pedido de suspensão de deputados é golpe da esquerda, diz Van Hattem

Marcel van Hattem classifica pedidos de suspensão como um "golpe" da esquerda para silenciar a oposição. O deputado critica a postura de Lula e defende a necessidade de representação política no final da legislatura.

Deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) denunciou, em 9 de agosto de 2025, que as representações disciplinares contra congressistas que participaram da ocupação da Mesa Diretora da Câmara são um “golpe” da esquerda.

Ele acusa o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), de tentar suspender por 6 meses os mandatos dos deputados que obstruíram os trabalhos da Casa.

Van Hattem declarou: “A esquerda busca nos tirar da arena política a 1 ano e meio do final do nosso mandato.”

Na quinta-feira (7.ago), Lindbergh apresentou um requerimento para suspender 5 congressistas, apoiado por líderes do Psol e PSB.

No dia seguinte, a Mesa Diretora, liderada por Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à Corregedoria novos requerimentos contra 14 deputados, incluindo Van Hattem.

Van Hattem criticou uma declaração de Lula na mesma data, onde o presidente pediu a cassação dos deputados envolvidos nas paralisações, apontando uma “disposição ditatorial”.

Ele liderou a ocupação na Câmara, reivindicando que Motta colocasse em votação o projeto de anistia relacionado aos eventos de 8 de janeiro. A ocupação ocorreu de terça (5.ago) até quarta-feira (6.ago) e terminou após várias tentativas de Motta de reconquistar a presidência.

A ocupação só foi encerrada após horas de tumulto, e Motta, acompanhado da Polícia Legislativa, teve dificuldades para assumir sua cadeira.

Leia mais em poder360