Pela Constituição, Trump não pode concorrer a um terceiro mandato; entenda
Trump afirma que possibilidade de terceira candidatura em 2028 não é brincadeira, mas a Constituição americana o impede. Reformar a emenda que limita os mandatos presidenciais exigiria um processo complexo e apoio significativo nas duas Casas do Congresso e entre os estados.
Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou que está considerando se candidatar novamente em 2028. No entanto, isso é vetado pela Constituição americana, que proíbe mais de dois mandatos presidenciais.
A 22ª Emenda estabelece: “Nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes”. Essa regra se aplica a presidentes, vice-presidentes e outros ocupantes de cargos na linha sucessória.
Após vencer a eleição contra Kamala Harris em 2024, Trump começou a brincar sobre a possibilidade de um terceiro mandato. Em fevereiro, comentou novamente sobre isso e, neste fim de semana, declarou à NBC, “Não estou brincando. Existem métodos pelos quais isso poderia ser feito”.
A emenda foi criada em 1951 após Franklin D. Roosevelt ser eleito quatro vezes consecutivas. Mudar a Constituição exigiria uma maioria de dois terços na Câmara dos Representantes e no Senado, além da concordância de 38 dos 50 estados.
- O Partido Republicano controla atualmente 218 cadeiras na Câmara e 53 no Senado.
- Precisa de 290 votos na Câmara e 67 no Senado para aprovar a mudança.
- Uma Convenção Constitucional poderia ser convocada se 34 estados solicitarem.
Se aprovada, a mudança beneficiaria também outros ex-presidentes como Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama, que exerceram dois mandatos.