HOME FEEDBACK

Pentágono abre investigação sobre uso de aplicativo Signal em vazamento militar

Investigação do Pentágono avaliará se o uso do Signal por Pete Hegseth seguiu as diretrizes do Departamento de Defesa. Detalhes sobre ataques aéreos revelados em conversa podem ter comprometido informações confidenciais.

Investigação do Pentágono: O escritório do inspetor geral anunciou, em 3 de outubro, que está investigando o uso do aplicativo de mensagens Signal pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth.

A investigação se concentra no lançamento de ataques dos EUA contra os Houthis do Iêmen, ocorrido em 15 de março.

Um memorando destaca que a avaliação irá:

  • Verificar se o uso do Signal observou as diretrizes do Departamento de Defesa
  • Examinar se as informações compartilhadas eram confidenciais

Hegseth defende que nenhuma informação sensível foi divulgada no chat, que incluía horários e detalhes de alvos militares.

Os detalhes do bate-papo foram revelados pela revista The Atlantic, após uma inclusão acidental do editor-chefe, Jeffrey Goldberg.

Steven Stebbins, o inspetor geral interino, afirmou que a investigação avaliará o cumprimento das políticas e procedimentos do departamento. Será conduzida em Washington e na sede do Comando Central dos EUA em Tampa, Florida.

Republicanos e democratas do Comitê de Serviços Armados do Senado pediram uma investigação a respeito do uso do aplicativo.

Leia mais em folha