HOME FEEDBACK

Peritos criticam Lewandowski por declarações sobre polícia

APCF critica declarações de ministro sobre atuação policial e aponta omissões do Ministério da Justiça. A associação destaca a necessidade urgente de investimento em perícia e efetividade nas ações de segurança pública.

APCF repudia declarações de ministro da Justiça

A APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais) criticou as afirmações de Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, sobre a atuação policial no Brasil. O ministro disse que “a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar” durante evento da CACB.

A associação afirmou que a ineficiência não está apenas na qualidade das prisões, mas também na falta de investimento em áreas científicas e tecnológicas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em resposta à PEC da Segurança Pública, a APCF criticou a proposta, que amplia os poderes da Polícia Federal nos Estados, por não reconhecer o papel vital dos peritos criminais nas investigações.

A APCF destacou que projetos como o Cempa-VS e a Rede Integrada de Perfis Genéticos têm enfrentado dificuldades devido à falta de repasse de recursos e apoio institucional, comprometendo a eficiência das investigações.

O Ministério da Justiça respondeu que as declarações do ministro tinham como foco a falta de integração das informações entre polícias e o Judiciário, e que a PEC visa solucionar essas questões.

Conforme a nota do ministério, “a dificuldade de troca de informações” é um desafio a ser resolvido para qualificar as ações de segurança pública no país.

Leia mais em poder360