Personal trainer e noiva são absolvidos em caso de 'insider trading' operado por irmãos
Redinel e Oerta Korfuzi foram considerados culpados de negociar com informações privilegiadas em um esquema que garantiu a eles lucros substanciais antes de serem desmascarados pela FCA. A situação se desdobrou em um tribunal de Londres, onde evidências apontaram para práticas fraudulentas por meio de comunicações privadas.
Traders aguardam queda das ações da SGS SA
Em 4 de fevereiro de 2020, antes da abertura do mercado, foi anunciada a venda de 2,3 bilhões de francos (US$ 2,8 bilhões) pelas ações da empresa suíça SGS SA, fazendo o preço cair ao máximo em quase cinco anos.
Redinel Korfuzi, analista do Janus Henderson, alertou sua irmã, Oerta, para se preparar, pois ela havia aberto posições vendidas alavancadas. Com um patrimônio de apenas £ 10.000 (US$ 13.400), Oerta apostou mais de £ 150.000 contra a SGS.
Após algumas mensagens, eles conseguiram comunicação e Oerta disse que estava pronta. Este ato foi considerado pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido como negociação com informações privilegiadas.
O júri do Tribunal de Southwark Crown considerou Redinel e Oerta culpados. Outros envolvidos, Rogério de Aquino e Dema Almeziad, foram absolvidos.
Redinel tinha acesso a informações confidenciais sobre vendas de ações, permitindo que ele e Oerta lucrassem £ 7.747 rapidamente. Até a ação da FCA em março de 2021, eles já haviam acumulado quase £ 1 milhão.
Durante o julgamento, Oerta alegou que suas análises foram independentes. No entanto, a promotoria não acreditou que ela não soubesse das informações privilegiadas de Redinel.
A FCA apresentou evidências, incluindo registros de chamadas e mensagens. Mensagens de WhatsApp revelaram a comunicação entre os irmãos sobre negociações ilegais com ações de empresas como Daimler, Jet2, e Dermapharm.
De Aquino e Almeziad foram descritos como "representantes secretos" do grupo de negociação e alegaram inocência. No entanto, a promotoria argumentou que eles estavam cientes das manobras de Redinel.
Os ganhos incluíram £ 430.000 para Oerta e £ 135.000 para De Aquino e Almeziad, enquanto os irmãos afirmaram não discutir as negociações. A promotoria enfatizou a arrogância e ganância que levaram à sua condenação.