HOME FEEDBACK

Perspectiva de piora fiscal no Japão se intensifica e provoca novo dia de estresse nos juros ultralongos

Expectativa de deterioração fiscal e preocupações com a disciplina orçamentária levam a aumento nos juros japoneses. Pesquisa mostra queda na aprovação do governo, intensificando incertezas antes das eleições para a Câmara Alta.

Novo estresse no mercado japonês: A madrugada trouxe um aumento nas taxas de juros do Japão, impulsionado por novas pesquisas eleitorais.

As expectativas de deterioração fiscal no país aumentaram, em um ambiente de cautela devido a ameaças tarifárias dos EUA.

A taxa do JGB de 10 anos subiu 7,0 pontos-base, indo de 1,507% para 1,577%. O juro do JGB de 30 anos subiu 11,8 pontos-base e o de 40 anos disparou 16,5 pontos-base, perto de máximas históricas.

Uma pesquisa da NHK indicou que a aprovação do Partido Liberal Democrata (PLD) caiu de 28,1% para 24,0% em uma semana, enquanto a aprovação do governo de Shigeru Ishiba permaneceu em 31%. Essa queda pode resultar em perda da maioria na Câmara Alta.

Analistas do Bank of America preveem pressão adicional na curva de juros se a coalizão governista perder. Sugerem que o Ministério de Finanças pode optar por uma nova composição nas emissões, focando em vencimentos mais curtos.

Estratégistas do Morgan Stanley afirmam que, se o governo surpreender e ganhar a maioria, as taxas de 30 anos podem recuar para 2,90%. Caso contrário, podem subir para 3,2%.

O Goldman Sachs observa que uma vitória da oposição pode acentuar temores de expansão fiscal, enquanto a inclinação atual da curva de juros indica um prêmio de risco elevado.

Leia mais em valoreconomico