Peru diz que não há "nenhuma discussão" sobre soberania de ilha em fronteira com Brasil
Peru reafirma sua soberania sobre Santa Rosa de Loreto em resposta a declarações do presidente colombiano. O primeiro-ministro Eduardo Arana destaca que não há discussões sobre a delimitação das fronteiras entre os dois países.
Governo do Peru reafirma soberania sobre Santa Rosa de Loreto
O governo peruano declarou nesta quinta-feira que "não existe nenhuma discussão" sobre a soberania do distrito amazônico de Santa Rosa de Loreto.
A declaração foi uma resposta às palavras do presidente colombiano Gustavo Petro, que afirmou não reconhecer a soberania peruana nessa área, localizada na tríplice fronteira com o Brasil.
O primeiro-ministro Eduardo Arana leu uma declaração de sete pontos, assinada pela presidente Dina Boluarte, enfatizando o posicionamento do Peru enquanto Petro visitava a cidade de Leticia.
"Reiteramos que não há discussões sobre a soberania do Peru em Santa Rosa de Loreto", disse Arana, rejeitando categoricamente as alegações de Petro.
Petro acusou o Peru de "apropriação" da ilha ao conceder status de município a Santa Rosa de Loreto, que é administrada pelo Peru há mais de 50 anos, vinculando-a à ilha Chinería, definida por um tratado de 1922.
Para o governo peruano, Santa Rosa faz parte da ilha Chinería. O Peru afirma que a soberania da área é respaldada pela história e pelas instituições do Estado na região.
Arana também comentou que a América Latina deve focar em desenvolvimento, investimentos e questões sociais, e que o Peru busca dialogar e resolver problemas pacificamente, mas não há nada a discutir nesse caso.
"Defendemos nossos interesses e não existe nenhuma discussão limítrofe com a Colômbia", ressaltou o primeiro-ministro.