Pesquisa mostra que 46% dos americanos não apoiam uso de tropas para policiar Washington
Apoio ao envio da Guarda Nacional a Washington é majoritariamente de republicanos, com 38% da população em geral apoiando a medida. A popularidade de Trump permanece em baixa, refletindo a divisão política entre americanos.
Poucos americanos apoiam envio da Guarda Nacional para policiar Washington, segundo pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira (26).
Realizada por três dias e concluída no domingo (24), a pesquisa mostrou que apenas 38% dos americanos apoiam o uso de tropas na capital dos EUA, enquanto 46% se opõem.
Apoio é maior entre republicanos: 76% aprovam as mobilizações, contra 8% dos democratas. Entre independentes, 28% são favoráveis e 51% contrários.
A divisão reflete a popularidade de Trump, que tem 40% de aprovação, o nível mais baixo desde julho. Sua popularidade caiu de 47% em janeiro.
Trump busca fortalecer sua agenda, incluindo repressão à imigração e guerras comerciais. Ele ordenou o envio de tropas para policiar Washington, citando crime e criticando democratas por serem brandos.
Apenas 36% dos entrevistados apoiam o controle federal da polícia local. Centenas de soldados da Guarda Nacional estão nas ruas desde que Trump declarou estado de emergência criminal.
Democratas, como a prefeita Muriel Bowser, afirmam que a presença das tropas é mais política do que de segurança, já que elas estão nas áreas mais seguras da cidade.
A aprovação de Trump em combate ao crime é de 43%, um dos seus pontos mais fortes. A pesquisa entrevistou 1.022 adultos, com margem de erro de 3 pontos percentuais.