HOME FEEDBACK

Pesquisadores identificam vazamento de 16 bilhões de senhas

Estudo revela que 16 bilhões de senhas foram expostas, superando a população mundial. Especialistas alertam para a gravidade dos vazamentos e sugerem medidas de segurança.

A internet teve 16 bilhões de senhas vazadas desde o início de 2025, conforme levantamento do site especializado cybernews realizado até 20 de junho de 2025.

Esta é a maior exposição de dados da história, com as senhas encontradas em 30 conjuntos de informações expostas. O maior conjunto continha 3,5 bilhões de registros.

Os pesquisadores afirmam que, apesar da magnitude, todos os conjuntos de dados permaneceram expostos por pouco tempo, permitindo a descoberta das falhas, mas não a identificação dos responsáveis.

Embora sejam 16 bilhões de senhas mencionadas, algumas podem estar sobrepostas, ou seja, um mesmo código pode ter sido liberado em diferentes conjuntos. Isso dificulta a contagem precisa de quantas pessoas ou contas foram realmente afetadas.

A maioria dos dados vazados tem origem em 3 fontes principais e algumas informações estão diretamente ligadas a grandes sites, como a ONU. Com uma população mundial de 8,09 bilhões em 2025, há mais senhas vazadas do que o número total de pessoas.

O levantamento apresenta ainda dicas de segurança para proteger dados pessoais:

  • Use senhas fortes e únicas.
  • Ative a autenticação em duas etapas.
  • Atualize suas senhas regularmente.
Leia mais em poder360