HOME FEEDBACK

Petistas da CPI do INSS pautam requerimento pedindo depoimento de pessoa morta

Parlamentares do PT solicitam convocação de Maria Inês Batista de Almeida, mesmo após seu falecimento, em meio a investigações sobre descasos no INSS. O requerimento, que deve ser retirado, ilustra a controvérsia acerca das associações que realizam descontos dos benefícios dos aposentados.

Parlamentares do PT protocolaram um requerimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS pedindo a convocação de Maria Inês Batista de Almeida, ex-presidente da Ambec, associação investigada por supostos descontos ilegais.

Maria Inês faleceu no final de novembro de 2024. A Ambec é identificada como a terceira entidade que mais descontou valores dos beneficiários do INSS em 2024, com R$ 231,3 milhões descontados.

O senador Fabiano Contarato e o deputado Alencar Santana admitiram que não houve checagem prévia dos nomes no requerimento inicial. Santana afirmou que irá retirar o pedido de convocação.

A associação é investigada por estar supostamente controlada por "laranjas" de Mauricio Camisotti, empresário do setor de saúde. Os descontos da Ambec cresceram significativamente desde 2022, quando eram R$ 25 milhões.

Em dezembro de 2021, a associação contava com apenas três associados e, em 2023, saltou para mais de 600 mil. A Ambec foi fundada em 2006 e está localizada na Vila Olímpia, São Paulo.

Até fevereiro do ano passado, Maria Inês era a presidente da Ambec, após ter trabalhado nas empresas do grupo THG, de Camisotti.

Leia mais em estadao