Petistas da CPI do INSS pautam requerimento pedindo depoimento de pessoa morta
Parlamentares do PT solicitam convocação de Maria Inês Batista de Almeida, mesmo após seu falecimento, em meio a investigações sobre descasos no INSS. O requerimento, que deve ser retirado, ilustra a controvérsia acerca das associações que realizam descontos dos benefícios dos aposentados.
Parlamentares do PT protocolaram um requerimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS pedindo a convocação de Maria Inês Batista de Almeida, ex-presidente da Ambec, associação investigada por supostos descontos ilegais.
Maria Inês faleceu no final de novembro de 2024. A Ambec é identificada como a terceira entidade que mais descontou valores dos beneficiários do INSS em 2024, com R$ 231,3 milhões descontados.
O senador Fabiano Contarato e o deputado Alencar Santana admitiram que não houve checagem prévia dos nomes no requerimento inicial. Santana afirmou que irá retirar o pedido de convocação.
A associação é investigada por estar supostamente controlada por "laranjas" de Mauricio Camisotti, empresário do setor de saúde. Os descontos da Ambec cresceram significativamente desde 2022, quando eram R$ 25 milhões.
Em dezembro de 2021, a associação contava com apenas três associados e, em 2023, saltou para mais de 600 mil. A Ambec foi fundada em 2006 e está localizada na Vila Olímpia, São Paulo.
Até fevereiro do ano passado, Maria Inês era a presidente da Ambec, após ter trabalhado nas empresas do grupo THG, de Camisotti.