Petrobras assina protocolo para desenvolver setor offshore no litoral de São Paulo
Parceria entre Petrobras e entidades paulistas busca transformar o litoral em um polo de operações offshore. A colaboração visa impulsionar a infraestrutura, capacitação e sustentabilidade da cadeia produtiva de petróleo e gás no Brasil.
Parceria para impulsionar setor offshore no litoral paulista
A Petrobras, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, a InvestSP e o Brazilian Energy Council (Brenc) firmaram um protocolo de intenções esta semana.
O objetivo da parceria é fomentar ações coordenadas em infraestrutura, mão de obra, inovação, regulação e sustentabilidade, com foco em transformar o litoral paulista em um dos principais polos de operações offshore do Brasil.
Essa iniciativa faz parte do Planejamento Estratégico 2050 e do Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras, que prevê investimentos de US$ 111 bilhões, sendo US$ 77 bilhões para projetos de produção e exploração nas bacias do litoral paulista.
Durante o evento SP Offshore 2025, em Santos, a gerente executiva do Cenpes, Lilian Barreto, destacou a relevância do desenvolvimento das atividades offshore para a segurança energética do Brasil.
Barreto mencionou que a Petrobras é responsável por 90% da produção nacional de óleo e gás natural, grande parte proveniente do litoral paulista, e que incentivar investimentos na área é crucial para a sustentabilidade do setor no Brasil.