Petrobras cria Corregedoria-Geral para fortalecer Sistema de Integridade
Petrobras cria Corregedoria-Geral para fortalecer a integridade e eficiência nas investigações de fraudes e assédios. Estrutura reunirá funções de diferentes áreas, visando uma gestão centralizada e otimizada.
A Petrobras (PETR4) implementa uma nova camada de segurança em seu sistema de integridade a partir de 1º de outubro, com a criação da Corregedoria-Geral.
A medida foi aprovada na última reunião do Conselho de Administração, realizada em 27 de setembro.
Segundo o diretor de Governança e Conformidade, Ricardo Wagner, a gestão centralizada garantirá maior assertividade nas análises e reduzirá prazos de resposta em processos de fraude, corrupção e violências no trabalho.
A nova Corregedoria-Geral unifica duas gerências: Integridade Corporativa e Responsabilização Disciplinar, além de absorver atividades da Ouvidoria, Recursos Humanos e Inteligência e Segurança Corporativa.
Esta estrutura atenderá todo o Sistema Petrobras, garantindo eficiência e isonomia nos processos correcionais.
O atual gerente de Responsabilização Disciplinar, Edson Leonardo Dalescio Sá Teles, assume como Corregedor-Geral.
Em 2025, a área de Responsabilização Disciplinar alcançou o nível máximo no Modelo de Maturidade Correcional (CRG-MM) do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, o SISCOR.
O reconhecimento da CGU inclui a conformidade com 18 requisitos de excelência, como independência, atuação preventiva e transparência.