Petrobras planeja para 2030 unidade de produção de combustível sustentável de aviação a partir do etanol
Petrobras planeja iniciar produção de combustível sustentável de aviação a partir do etanol em cinco anos. A unidade, que promete ser a maior do mundo, está prevista para funcionar na refinaria de Paulínia, com capacidade de 10 mil barris por dia.
A Petrobras planeja colocar em operação, em cinco anos, a primeira grande unidade de produção de combustível sustentável de aviação (SAF) a partir do etanol.
Rodrigo Abramof, gerente executivo de tecnologia da empresa, afirmou que a iniciativa está em estágio inicial e, se os estudos vão bem, a unidade pode estar no mercado até 2030.
A planta, que deve ser “a maior do mundo”, será implantada na refinaria de Paulínia (Replan), com capacidade para 10 mil barris por dia, utilizando a rota tecnológica alcohol-to-jet (ATJ).
Além disso, a Petrobras está desenvolvendo a tecnologia Hydroprocessed Esters and Fat Acids (Hefa) para produzir diesel renovável e SAF a partir de óleos vegetais e gordura animal na refinaria de Presidente Bernardes, em Cubatão (SP).
- Capacidade de 15 mil barris por dia.
- Construção da unidade está em licitação.
- A meta é que entre em operação em 2029.
A planta em Cubatão poderá receber 100 caminhões de matéria-prima por dia, visando abastecer o mercado interno e potencialmente exportar, devido à proximidade com o Porto de Santos.