Petrobras volta a olhar oportunidades de reservas no mundo
Petrobras intensifica investimentos no exterior em busca de novas reservas de petróleo e gás. Com foco na África e expanção para a Índia, a empresa visa diversificar seu portfólio e aumentar sua participação internacional na produção.
Petrobras expande investimentos internacionais após foco no pré-sal. A estatal busca novas reservas, investindo especialmente na África.
Atualmente, a Petrobras está presente em São Tomé do Príncipe, África do Sul, Namíbia, Colômbia, Argentina, Bolívia e Estados Unidos. Recentemente, a Índia também entrou na mira da empresa.
No entanto, a participação da produção internacional foi apenas de 1,26% no total da companhia em 2022. A direção da empresa, liderada por Magda Chambriard e Sylvia Anjos, mostra otimismo em relação ao crescimento internacional.
Em fevereiro de 2024, a Petrobras anunciou participação em três blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe, com 45% de participação em dois blocos e 25% em outro.
No ano passado, a estatal ampliou atuação na África do Sul, adquirindo 10% de participação no bloco Deep Western Orange Basin (DWOB), em consórcio com outras empresas.
No mercado sul-americano, a Petrobras destaca a Colômbia como aposta principal, onde fez uma nova descoberta de gás. Na Argentina, participa com 33,6% no campo Rio Neuquén; nos EUA, mantém pequena produção no Golfo do México.
Com relação à Índia, a empresa firmou dois memorandos de entendimento para explorar futuras oportunidades em petróleo e gás, visando colaboração em biocombustíveis e soluções de baixo carbono.