HOME FEEDBACK

Petróleo fecha em alta, puxado por medidas de estímulo à economia chinesa

Os contratos de petróleo reagem a dados econômicos positivos da China e anuncio de medidas para estimular o consumo. Analistas destacam um equilíbrio entre preocupações tarifárias e otimismo em relação ao mercado chinês.

Contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta segunda-feira (17), impulsionados por medidas do governo chinês para aumentar o consumo e dados econômicos positivos reportados em janeiro e fevereiro.

No fechamento:

  • Petróleo Brent (referência mundial) para maio: alta de 0,69%, a US$ 71,07 por barril.
  • Petróleo WTI (referência nos EUA) para abril: alta de 0,60%, a US$ 67,58 por barril.

A China anunciou um plano para incentivar o consumo e aumentar a renda pessoal, além de medidas para estabilizar o mercado de ações e o setor imobiliário e aumentar a taxa de natalidade.

Dados econômicos mostram:

  • Crescimento da produção industrial: quase 6% nos primeiros dois meses de 2025 em relação ao ano anterior.
  • Vendas no varejo: aumento de 4%, acima do esperado.

Segundo Bjarne Schieldrop, analista chefe de commodities do SEB Group, as notícias de estímulo ao consumo na China foram os principais fatores que influenciaram o humor do mercado de petróleo, fazendo com que os investidores deixassem de lado as preocupações com a política tarifária de Donald Trump.

Ele acrescentou que o mercado de petróleo está em equilíbrio entre os efeitos negativos das tarifas de Trump e os efeitos positivos das medidas chinesas.

Leia mais em valoreconomico