Petróleo sobe com cobertura de posições vendidas e negociações nucleares
Os preços do petróleo se elevam antes do feriado do Memorial Day, impulsionados por preocupações com negociações nucleares entre EUA e Irã. Analistas alertam para possíveis interrupções no suprimento caso as conversas não avancem.
Preços do petróleo sobem nesta sexta-feira, com compradores norte-americanos cobrindo posições antes do fim de semana do Memorial Day, amid preocupações sobre negociações nucleares entre Estados Unidos e Irã.
Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam a US$64,78 por barril, alta de 0,54%. Já os contratos do West Texas Intermediate terminaram em US$61,53, também com alta de 0,54%.
Segundo Phil Flynn, analista do Price Futures Group, “há cobertura de posições vendidas para este fim de semana”. O Memorial Day marca o início da temporada de verão nos EUA, alta demanda por combustíveis.
Os negociadores dos EUA e Irã se reuniram em Roma nesta sexta-feira para tentar reduzir o programa nuclear do Irã. A expectativa é que, se não houver acordo, possa haver interrupções nos suprimentos de petróleo, segundo Flynn.
Em declaração, Donald Trump recomendou uma tarifa de 50% sobre produtos da UE, a partir de 1º de junho, alegando dificuldades comerciais.
Andrew Lipow, presidente da Lipow Oil Associates, afirmou que o mercado de petróleo é impactado por dois fatores:
- A expectativa sobre o impacto das tarifas na demanda de petróleo.
- A Opep+ deve aumentar a oferta novamente neste verão.
A Opep+, que inclui a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, se reunirá na próxima semana, com previsão de aumento de produção em 411.000 barris por dia para julho.
A Reuters informou que o grupo pode desfazer o restante do corte de produção de 2,2 milhões de bpd até o final de outubro, após já ter aumentado as metas de produção em 1 milhão de bpd para abril, maio e junho.