Petróleo tem forte queda com possível acordo nuclear entre EUA e Irã
Queda nos preços do petróleo é impulsionada pela expectativa de acordo nuclear entre EUA e Irã. Operadores reavaliam a commodity diante da possível liberação das exportações iranianas e aumento da oferta global.
Os contratos futuros do petróleo sofreram uma forte queda nesta quinta-feira, após o presidente dos EUA, Donald Trump, declarar que o país está próximo de um acordo nuclear com o Irã.
Com a possibilidade de retirada de sanções contra a indústria de petróleo iraniana, os operadores reavaliam os preços da commodity.
No fechamento, o petróleo tipo Brent teve queda de 2,36%, cotado a US$ 64,53 por barril. Já o petróleo WTI recuou 2,42%, a US$ 61,62 por barril.
Apesar da queda, ambos os contratos estão a caminho de encerrar a semana no positivo.
Robert Yawger, da Mizuho Securities, observa que o Irã pode aumentar suas exportações de 1,5 milhão para 2 milhões de barris por dia, caso as sanções sejam suspensas.
Esse aumento se soma a um mercado já "sobrecarregado" de oferta, com a Opep+ aumentando a produção mais rapidamente do que o previsto, enquanto a guerra comercial preocupa a demanda.
Conteúdo originalmente publicado no Valor PRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.