HOME FEEDBACK

PF acusa X de não cumprir ordens e permitir transmissões de usuários bloqueados

PF aponta falhas na plataforma X em cumprimento de ordens judiciais. Relatório evidencia transmissões ao vivo e financiamento de conteúdos em perfis bloqueados.

Polícia Federal (PF) informou ao ministro Alexandre de Moraes que a plataforma X (antigo Twitter) não cumpriu ordens de bloqueio de perfis.

A PF detalhou que a plataforma permitiu transmissões ao vivo de contas bloqueadas, facilitando o financiamento de pessoas afetadas por decisões judiciais.

O relatório foi enviado no dia 11 de março e refutou a alegação da X Brasil de que transmissões ocorreram em outras plataformas.

Exemplos de transmissões incluem:

  • Allan dos Santos (perfil Terça Livre) transmitiu ao vivo no dia 8 de abril de 2024.
  • Rodrigo Constantino: transmissão acessada pelo aplicativo do X, com link para YouTube em seu perfil bloqueado.

A PF também observou que a plataforma permitiu links de doações em perfis bloqueados, como o botão “Enviar Bonificação” visível no perfil de Allan dos Santos.

No dia 19 de março, Moraes exigiu que Meta e X fornecessem informações sobre as contas de Allan dos Santos em 10 dias, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Allan dos Santos, atualmente nos Estados Unidos, é investigado em dois inquéritos no STF, e foi condenado a 1 ano e 7 meses de prisão em 2022 por calúnia, tornando-se foragido da Justiça em 2021.

Leia mais em infomoney