PF cumpre dois mandados de prisão em operação sobre venda de sentenças
Operação desmantela esquema de venda de sentenças no STJ. Autoridades investigam lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo decisões judiciais.
Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (14), dois mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão no Distrito Federal, relacionados às investigações sobre vendas de sentenças no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Esta é a 6ª fase da Operação Sisamnes, focada em crimes como lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa. As ordens judiciais foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os alvos da ação são investigados por obstrução da justiça e por tentarem embaraçar a execução das medidas da 5ª fase, realizada na terça-feira (13).
Na 5ª fase, a PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, sequestrou bens e valores aproximados de R$ 20 milhões e proibiu os investigados de saírem do país, confiscando seus passaportes.
A PF revelou a existência de uma rede financeira-empresarial de lavagem de dinheiro, destinada a ocultar a origem ilícita das supostas propinas para a compra de decisões judiciais no STJ. O esquema envolvia ligação direta entre o agente corruptor e o magistrado responsável pelas sentenças.