PF deflagra operação contra esquema de fraude financeira envolvendo funcionários de bancos
Operação visa desmantelar esquema de fraudes que envolve milhões em créditos ilegais. Polícias realizam prisões e apreensões em diversos municípios, desarticulando a organização criminosa.
Polícia Federal cumpre 26 mandados de prisão e 28 mandados de busca e apreensão em oito cidades do estado do Rio de Janeiro e em São Paulo.
A ação faz parte da segunda fase da Operação Oasis 14, iniciada nesta quinta-feira (21), visando desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes financeiras e em programas sociais.
Até o momento, 14 prisões foram confirmadas e já foram cumpridos:
- 10 mandados em Niterói (RJ)
- 8 em São Gonçalo (RJ)
- 4 no Rio de Janeiro (RJ)
- 2 em Nova Friburgo (RJ)
- 1 em São Paulo (SP)
- 1 em São Pedro da Aldeia (RJ)
- 1 em Saquarema (RJ)
- 1 em Itaboraí (RJ)
Durante as buscas em São Pedro da Aldeia, a PF encontrou um revólver com seis munições, resultando na prisão em flagrante do investigado.
A investigação, iniciada em maio de 2024, revelou um esquema com mais de 330 empresas de fachada e a participação de
seis funcionários públicos da Caixa e quatro de instituições bancárias. Utilizavam documentos falsos e indivíduos de baixa renda como “laranjas”.
O esquema incluía simulação de movimentações financeiras, abertura de contas e concessão de empréstimos fraudulentos, totalizando um prejuízo de pelo menos R$ 33 milhões para a Caixa, e um total estimado de R$ 110 milhões ao sistema financeiro nacional.
A investigação contou com apoio da Corregedoria e da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa.