HOME FEEDBACK

PF e Gaeco fazem operação contra roubo de cargas

A Operação Hammare visa desmantelar uma organização criminosa que atuava em roubos de cargas em quatro estados. A ação resulta em 17 prisões temporárias e o sequestro de bens avaliados em R$ 70 milhões.

Operação Hammare, deflagrada na 2ª feira (24.mar.2025), visa desarticular uma organização criminosa envolvida em roubos de cargas e caminhões, desmanche, receptação e lavagem de dinheiro. O grupo, baseado em São Paulo, atuava em 4 Estados do Brasil.

A operação contou com a mobilização de 110 policiais federais e 100 policiais da PM Rodoviária de SP para cumprir 17 mandados de prisão temporária e 24 de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Judicial Criminal da Comarca de Cajamar (SP) e resultaram no sequestro de bens e valores da organização, totalizando R$ 70 milhões.

A investigação, conduzida pela Polícia Federal de Campinas e pelo Gaeco, começou após um roubo de carga em julho de 2023, em Cajamar (SP). As apurações revelaram uma estrutura criminosa em 3 núcleos: roubo, desmanche e receptação. O grupo utilizava empresas de peças e manutenção para comercializar caminhões e peças roubadas, até mesmo encomendando crimes conforme o modelo do veículo desejado.

Os responsáveis pelos roubos e 2 receptadores já haviam sido presos em operações anteriores: Aboiz (2023) e Cacaria (2024). A análise de dados telemáticos, financeiros e bancários levou à identificação de outros investigados, incluindo líderes e financiadores, culminando na operação desta 2ª feira.

Leia mais em poder360