HOME FEEDBACK

PF envia ao STF pedido de investigação sobre ataques ao BB

Investigação da PF foca em desinformação sobre o Banco do Brasil. Ações em redes sociais associadas a bolsonaristas podem ter ameaçado o Sistema Financeiro Nacional.

Polícia Federal enviará até esta quarta-feira (27) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito sobre perfis em redes sociais que disseminaram desinformação sobre o Banco do Brasil (BB), com possível ameaça ao Sistema Financeiro Nacional.

A investigação foca em perfis de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inclusive parlamentares.

O Banco do Brasil solicitou à Advocacia Geral da União (AGU) uma ação contra postagens falsas dos bolsonaristas. Um relatório preliminar do BB, obtido pelo blog, menciona pelo menos um deputado federal.

Na segunda-feira (25), a AGU pediu à PF uma investigação sobre publicações que disseminam pânico e incentivam correntistas a retirarem dinheiro e a vender ações do banco.

As postagens afirmam que o BB pode sofrer sanções da Lei Magnitsky e até mesmo ir à falência, visando provocar o caos no sistema financeiro. A AGU destaca que as publicações são coordenadas.

Na semana passada, as ações de bancos brasileiros, especialmente do BB, caíram na Bovespa, com a União sendo o principal acionista da instituição.

A AGU requisita investigação sobre a materialidade dos fatos e destaca possível correlação com outras investigações em andamento no STF.

- Esta reportagem está em atualização.

Leia mais em globo