PF faz operação contra fraude em contas Gov.br em que criminosos simulavam traços faciais
Operação visa desmantelar esquema que fraudava contas digitais do Gov.br usando técnicas de alteração facial. A ação da Polícia Federal inclui prisões e busca em diversos estados do Brasil.
Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (13), uma operação contra organizações criminosas que fraudavam contas digitais da plataforma Gov.br.
As investigações revelaram que os criminosos utilizavam técnicas avançadas de alteração facial para burlar sistemas de autenticação biométrica.
Com essa abordagem, eles simulavam traços faciais de terceiros para acessar indevidamente contas digitais, controlando perfis, serviços públicos e informações pessoais sensíveis.
A plataforma Gov.br centraliza diversos serviços ao cidadão, como cadastro de benefícios, informações do Imposto de Renda e documentações oficiais.
Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, em estados como São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.
Os investigados podem responder por invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa.