HOME FEEDBACK

PF investiga fraudes em contas na plataforma Gov.br

PF deflagra "Operação Face Off" para desarticular grupo que invade contas Gov.br usando técnicas de alteração facial. Com mandados de prisão e busca em diversos estados, a ação visa combater crimes de invasão e fraude digital.

A PF (Polícia Federal) iniciou a “Operação Face Off” nesta terça-feira (13.mai.2025) para desarticular uma associação criminosa.

O grupo é especializado em burlar o sistema de proteção e invadir contas Gov.br utilizando técnicas de alteração facial para contornar sistemas de autenticação biométrica.

Com isso, os criminosos ganham controle sobre perfis, acessam dados sensíveis, documentos e podem assinar documentos em nome das vítimas.

Segundo a PF, os fraudadores podem ser acusados de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa.

As investigações revelaram que eles simulavam traços faciais de terceiros para acessar contas digitais e serviços públicos das vítimas.

No momento, estão sendo cumpridos:

  • 5 mandados de prisão temporária
  • 16 mandados de busca e apreensão

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Brasília e abrangem os Estados de SP, MG, CE, PB, MT, SC, PR, RJ e TO.

Leia mais em poder360