PF prende homem que furtou réplica da Constituição durante ataques do 8 de Janeiro
Homem foi condenado por sua participação nos ataques ao STF e furtos durante os eventos de 8 de Janeiro. Ele enfrentará uma pena de 17 anos de prisão e deverá pagar uma indenização significativa por danos morais.
Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (20), Marcelo Fernandes Lima, participante dos ataques golpistas de 8 de Janeiro de 2023.
Lima foi condenado a 17 anos de prisão pelos crimes cometidos, incluindo o furto de uma réplica da Constituição de 1988 durante o ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Imagens dele circularam nas redes sociais, mostrando-o em cima da escultura “A Justiça”, segurando a réplica e enrolado na bandeira do Brasil.
A prisão ocorreu em São Lourenço, Minas Gerais. Além da pena, Lima e outros envolvidos foram condenados a uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.
A réplica da Constituição furtada foi devolvida ao STF através do Ministério da Justiça, poucos dias após o ataque, por um homem que a entregou à polícia de Varginha (MG).
O exemplar original da Constituição, parte do acervo histórico do STF, não foi danificado e continua em exibição no Museu da Suprema Corte, em Brasília.