PF prende homem que furtou réplica da Constituição durante atos golpistas de 8 de janeiro de 2023
Marcelo Fernandes Lima, condenado por crimes durante os atos golpistas de 8 de janeiro, foi finalmente preso após meses de fuga. Além da pena de 17 anos, ele deve pagar R$ 30 milhões em indenização por danos morais coletivos.
A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (20), Marcelo Fernandes Lima, responsável pelo furto de uma réplica da Constituição de 1988 no Supremo Tribunal Federal (STF) durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
No início de fevereiro, a Corte condenou Lima a 17 anos de prisão por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
O mandado de prisão foi expedido, mas não executado devido à fuga de Lima. Com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, ele foi localizado na cidade de São Lourenço.
Além da pena de reclusão, Lima deve pagar R$ 30 milhões em indenização por danos morais coletivos, junto com outros envolvidos na invasão das sedes dos Três Poderes.
Dias após os atos golpistas, Lima devolveu a réplica em uma delegacia da PF em Varginha (MG), alegando ter cometido o furto para proteger a Constituição. Em depoimento, ele expressou a expectativa de que as Forças Armadas atuassem para anular o resultado das eleições.