PF realiza operação em SP para desarticular esquema de corrupção e vazamento de informações sigilosas
Operação Augusta visa desmantelar corrupção entre agentes públicos e particulares em SP. A ação busca responsabilizar os envolvidos em práticas ilegais, como vazamento de informações e vantagens indevidas.
Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (25), três mandados de prisão preventiva e nove de prisão em São Paulo. A ação faz parte da Operação Augusta, que tem como objetivo desarticular um esquema de corrupção e vazamento de informações sigilosas.
Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário paulista. A operação é realizada em conjunto com o Gaeco e conta com o apoio da Polícia Militar e da Corregedoria da Polícia Civil.
A PF investiga que os investigados favoreciam ilegalmente pessoas em inquéritos criminais, recebendo vantagens indevidas. Os crimes apurados incluem:
- Arquivamento irregular de procedimentos policiais;
- Repasse clandestino de informações protegidas;
- Intermediação ilícita e apresentação de documentos falsos;
Um dos casos envolve a tentativa de restituição de um helicóptero, bloqueado pela Justiça, com bens e recursos totalizando até R$ 12 milhões.
Os investigados podem responder por corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, quebra de sigilo bancário e advocacia administrativa. As investigações continuam em sigilo.