HOME FEEDBACK

PIB dos EUA sobe 3,3% no 2º trimestre, mais do que o esperado. E você com isso?

Crescimento do PIB dos EUA ultrapassa expectativas do mercado, refletindo mudanças nas importações e no consumo. Decisões sobre juros do Fed podem ser influenciadas por esse resultado e suas implicações para a economia global.

PIB dos EUA cresce 3,3% no 2º trimestre de 2025, superando a expectativa de 3,1%, conforme divulgado pelo Departamento de Comércio.

A primeira leitura anualizada mostrava uma queda de 0,5% em relação ao trimestre anterior. O crescimento deve-se a uma redução nas importações e um aumento nos gastos do consumidor, compensados por quedas no investimento e exportações.

O índice de preços de gastos com consumo (PCE) subiu 2%, abaixo dos 2,1% preliminar e dos 3,4% do 1º trimestre. O núcleo do PCE, excluindo itens voláteis, subiu 2,5%, em linha com estimativas anteriores e inferior ao 3,2% do 1º trimestre.

Por que isso importa? O indicador fornece pistas sobre os efeitos das medidas de Donald Trump na economia e seu impacto nos juros e na bolsa.

Apesar das pressões do presidente por um corte de juros, o Federal Reserve (Fed) mantém as taxas inalteradas devido a preocupações com a inflação. Jerome Powell, presidente do Fed, deu declarações que podem sinalizar cortes futuros.

Uma economia menos aquecida pode reduzir as pressões inflacionárias, possibilitando cortes nas taxas. Isso tornaria os títulos do Tesouro menos atrativos, levando investidores a buscar oportunidades em mercados como o Brasil.

No entanto, um PIB em queda sinaliza uma economia americana enfraquecendo, o que pode impactar negativamente outras economias, devido à relevância dos EUA no comércio global.

Leia mais em valorinveste