Pioneiro em videochamadas pela internet, Skype é aposentado pela Microsoft
Skype será descontinuado pela Microsoft em favor do Teams, que promete trazer maior inovação e simplicidade para os usuários. Durante a transição, bate-papos em grupo e mensagens entre Skype e Teams serão mantidos por 60 dias.
A Microsoft anunciou a "aposentadoria" do Skype, um serviço que revolucionou as chamadas de voz e vídeo online, adquirido em 2011.
Fundado em 2003 na Estônia pelos escandinavos Niklas Zennstrom e Janus Friis, o Skype permitiu chamadas de voz gratuitas entre computadores e tarifas acessíveis para chamadas telefônicas.
Com a evolução da Internet, o Skype adicionou chamadas de vídeo, mensagens instantâneas e compartilhamento de arquivos. Em 2005, havia alcançado 50 milhões de usuários registrados.
O Skype foi comprado pelo eBay em 2005 por US$ 2,6 bilhões, mas foi vendido para investidores em 2009 e, posteriormente, para a Microsoft.
Nos últimos anos, o Skype enfrentou forte concorrência, especialmente de WhatsApp, Zoom e Teams, este último também da Microsoft.
Jeff Teper, presidente de aplicativos do Microsoft 365, afirmou que a Microsoft aprendeu muito com o Skype e que agora se concentrará no Teams para trazer mais inovação.
A Microsoft garantiu que bate-papos em grupo do Skype continuarão no Teams e que, durante 60 dias, mensagens entre plataformas serão interoperáveis.
Uma mudança significativa é que recursos de telefonia serão removidos, ou seja, chamadas para números fixos e celulares não serão mais suportadas, pois esses recursos perderam relevância.
O nome "Skype" deriva de "Sky peer-to-peer", uma tecnologia essencial que permitiu o rápido crescimento do serviço nos primeiros anos.