HOME FEEDBACK

“Pior do que esperado” e “perto do limite”: investidores reagem ao tarifaço de Trump

Trump anuncia tarifas recíprocas que podem elevar custos e impactar lucros corporativos. Mercado reage negativamente, com futuros de ações caindo após os detalhes da medida.

Donald Trump anunciou um novo pacote de tarifas recíprocas para produtos importados, buscando igualar os impostos de outros países sobre produtos norte-americanos.

"É a nossa declaração de independência", afirmou Trump. Ele estabeleceu uma tarifa mínima de 10%, com tarifas específicas prevê sendo:

  • 34% para a China;
  • 20% para a União Europeia;
  • 24% para o Japão.

REACÃO DO MERCADO

Os futuros do S&P 500 caíram 1,7%, enquanto os do Nasdaq recuaram 2,4%. A mudança se deu após investidores perceberem que as tarifas seriam mais altas do que o inicialmente esperado.

Comentários de analistas:

Chris Zaccarelli, da Northlight Asset Management: “As tarifas vão aumentar os custos e reduzir os lucros corporativos. A reação instintiva é negativa a curto prazo.”

Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities: “As tarifas estão pesadas e suas consequências inflacionárias podem piorar, levando a uma possível recessão.”

Frederique Carrier, da RBC Wealth Management: “As tarifas serão acentuadas especialmente para a Europa, mas o impacto econômico pode ser limitado devido à intensidade do comércio.”

Leia mais em infomoney