Pix com cartão de crédito? Em breve, isso pode ser possível
Indústria de cartões propõe integração do Pix com pagamentos por cartão para aumentar acessibilidade. Vice-presidente da Abecs destaca benefícios da interoperabilidade na inclusão financeira e na Reforma Tributária.
Pix é um sistema de pagamento rápido que cresceu no Brasil, mas busca maior aceitação.
A indústria de cartões propõe que usuários possam fazer um Pix usando cartões, debitando diretamente da conta, sem ir à fatura do cartão.
Essa medida beneficiaria quem tem dificuldade de acesso à internet ou não possui celular com tecnologia NFC para pagamentos por aproximação.
Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente da Abecs, defendeu essa interoperabilidade no Congresso de Meios de Pagamento (Cmep). Ele ressaltou que existem milhões de equipamentos disponíveis para transações via Pix.
Segundo ele, basta a aprovação do Banco Central para que o Pix se comunique oficialmente com outros arranjos de pagamento.
Essa integração também ajudaria na Reforma Tributária, permitindo a diferenciação entre pagamentos e transferências de recursos.
O Banco Central informou ao Valor que não há planos para a interoperabilidade do Pix com cartões.
Barros ainda mencionou outras melhorias para o sistema, incluindo a separação das funções de regulação e supervisão do BC e a inclusão de outros arranjos no ecossistema de open finance.