Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Banco Central anuncia inovações no Pix, incluindo funcionalidades de parcelamento e autoatendimento. Novas ferramentas visam aumentar a segurança e facilitar transações para usuários e empresas.
Novas funcionalidades do Pix anunciadas pelo Banco Central:
Um dia após o presidente do BC, Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas para lançamento de três novas funcionalidades:
- Pix Parcelado: Permite ao pagador parcelar uma transação com crédito, semelhante ao cartão de crédito. Lançamento em 2026.
- Pix em Garantia: Empresas poderão usar recebíveis futuros de Pix como garantia em operações de crédito. Visando baratear juros para pessoas jurídicas, será exclusivo para o comércio. Lançamento em 2026.
- Autoatendimento do MED: Facilita a contestação de transações fraudadas de forma digital, sem intervenção bancária. Moderniza o sistema de devolução. A liberação é imediata.
Modificações nos comprovantes: Desde 1º de abril, comprovantes de agendamento de Pix incluem o termo “Agendamento Pix” e um ícone de calendário. Comprovantes de pagamento concluído contêm ícone de verificação.
Essa mudança visa combater fraudes, como o golpe do falso comprovante, ajudando na identificação de transações concluídas.
Informações da Agência Brasil.
Leia mais em
poder360