HOME FEEDBACK

PL diz que ocupação do plenário da Câmara teve caráter ‘pacífico e legítimo’

Valdemar Costa Neto defende atuação dos parlamentares do PL em manifestação pela anistia, destacando seu caráter pacífico. O partido acredita que os deputados representaram milhões de brasileiros que apoiam a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal, defendeu os 11 parlamentares do partido alvos de representações do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Em nota, Costa Neto afirmou que a ocupação do plenário, por mais de 30 horas, foi pacífica e legítima, com o objetivo de resgatar a discussão e votação da pauta da anistia e reforçar a autonomia entre os Poderes.

Os parlamentares, segundo o partido, representavam milhões de brasileiros que apoiam a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

A intensificação das manifestações pela anistia ocorreu após a decretação de prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Costa Neto concluiu a nota confiando no devido processo legal e nas instâncias competentes.

A Corregedoria Parlamentar da Câmara avaliará processos contra deputados que obstruíram os trabalhos do plenário, com possíveis punições de advertências a suspensão de mandatos por até seis meses.

A Secretaria-Geral da Mesa encaminhou as representações ao corregedor parlamentar, Diego Coronel (PSD-BA), que se reunirá com Motta na próxima segunda-feira, 11.

Leia mais em estadao