PL intensifica ofensiva por anistia e realiza busca ativa por deputados
Deputados do PL intensificam esforços para conseguir assinaturas de apoio à anistia para condenados pelos ataques de 8 de Janeiro. A medida visa reunir 257 assinaturas necessárias para protocolar o requerimento na Câmara dos Deputados.
Deputados do Partido Liberal (PL) iniciam nesta terça-feira (8) a ampliação de assinaturas para o requerimento de urgência do projeto de anistia a condenados pelos ataques de 8 de Janeiro de 2023.
A invasão das sedes dos Três Poderes por manifestantes resultou em depredações nos prédios públicos.
O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou ações na Câmara dos Deputados e no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, onde mobilizadores abordarão parlamentares para obter assinaturas.
Os mobilizadores usarão camisetas com a frase “Anistia Já” e apresentarão um QR Code que direciona ao requerimento.
Dentro da Câmara, deputados do PL pressionarão colegas de outros partidos a assinarem o documento. Para protocolar o requerimento, são necessárias 257 assinaturas, e faltam 64 para atingir esse número.
No domingo (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro participou de um ato em defesa da anistia, ao lado de aliados e políticos.
O projeto, de autoria do ex-deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), prevê perdão para crimes políticos entre 30 de outubro de 2022 e a vigência da futura lei.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob relatoria de Rodrigo Valadares (União-SE), ampliou a anistia para atos relacionados ao evento principal.
A mobilização enfrenta resistência de partidos do centro e da base governista, e o atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não sinalizou se pautará a proposta em breve.