HOME FEEDBACK

PL não consegue assinaturas para urgência da anistia do 8/1 e campanha esfria

PL enfrenta dificuldade em aprovar urgência para anistia a presos do 8 de Janeiro, com apoio insuficiente na Câmara. A estratégia de obstrução se intensifica, mas irrita partidos de centro e pode prejudicar a articulação política.

PL (Partido Liberal) enfrenta dificuldades para aprovar projeto de lei que concede anistia a presos e condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

A sigla, que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro, não conseguiu reunir as 257 assinaturas necessárias para votação em caráter de urgência.

Atualmente, o partido conta com o apoio de 163 parlamentares, mas busca apoio individual, uma tática considerada mais trabalhosa e com risco de desgaste político.

Na semana, o PL adotou uma estratégia de obstrução para pressionar a presidência da Câmara. Entretanto, essa manobra irritou partidos de centro e perdeu força.

A proposta gerou resistência devido ao seu perfil sensível e pela falta de sinalização clara do presidente da Câmara, Hugo Motta, sobre o tema.

Líderes do centro acusam o PL de tentar “empurrar o projeto goela abaixo”, preocupados com o ambiente político. Motta defende um tom moderado, buscando equilíbrio e pragmatismo.

Apesar do revés, o PL planeja começar uma nova rodada de coleta de assinaturas na próxima segunda-feira (7), além de manter a obstrução como forma de protesto.

Leia mais em infomoney