HOME FEEDBACK

Plano de contingência ao tarifaço dever ser anunciado por Lula na próxima semana

Geraldo Alckmin afirma que o plano buscará mitigar os impactos da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, focando nas indústrias mais vulneráveis. A apresentação oficial do plano deve acontecer até a próxima terça-feira.

Plano de contingência para apoiar setores afetados pelo tarifaço dos EUA deve ser anunciado até terça-feira (12), de acordo com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Ele afirmou que a proposta foi apresentada ao presidente Lula, que está revisando o documento. O foco do plano será ajudar empresas mais impactadas pela tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo governo Trump.

Alckmin explicou que será adotada uma régua para avaliar as exportações de cada setor, considerando a exposição ao mercado norte-americano. Alguns setores podem ter mais de 90% de sua produção voltada para o mercado interno, enquanto outros dependem fortemente das exportações.

Ele mencionou o setor de pescados, destacando a diferença entre produtos com maior ou menor exposição ao mercado dos EUA, como a tilápia e o atum.

Alckmin também se reuniu com o encarregado de negócios da embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, classificando o encontro como "muito bom".

Ele ainda destacou a reunião com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), ressaltando que o setor será severamente afetado, especialmente com o impacto no couro, cuja produção é amplamente voltada para exportação.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais em jovem-pan