HOME FEEDBACK

Plano de socorro a afetados por tarifaço de Trump será apresentado nesta quarta, diz Haddad

Governo revela plano para mitigar impacto de tarifa adicional dos EUA sobre produtos brasileiros. Medidas serão anunciadas após abertura de crédito extraordinário, conforme ministro da Fazenda.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o plano de contingência ao tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros será apresentado nesta quarta-feira.

Os recursos necessários serão obtidos através de crédito extraordinário. Haddad confirmou a divulgação das medidas, após reunião no Congresso sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O texto do plano já está definido e atenderá os setores produtivos impactados pela sobretaxa do presidente americano, Donald Trump. A sobretaxa, que entrou em vigor na última quarta-feira, estabeleceu uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, totalizando 50% com os 10% anunciados em abril.

Sobre a reunião cancelada com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, Haddad afirmou que “agora está com eles” e que o encontro ainda não foi remarcado. A conversa era vista como uma esperança por executivos do setor privado e membros do governo.

Leia mais em exame