Plataforma P-78 da Petrobras deixa Cingapura rumo ao pré-sal da Bacia de Santos
A Petrobras anuncia a chegada da nova plataforma P-78, que promete aumentar a produção no campo de Búzios em 18%. Com operação prevista para dezembro, a unidade de produção começará suas atividades com 180 mil barris de óleo por dia.
P-78 da Petrobras deixou Cingapura no domingo (13) e começará a operar em dezembro deste ano. O navio, rebocado com tripulação a bordo, antecipará o início da produção em duas semanas.
A Petrobras declarou que esta condição tripulada permite a manutenção de sistemas complexos do FPSO, além de facilitar o treinamento das equipes, reduzindo o tempo até o início da produção de petróleo.
A P-78 possui capacidade para produzir 180 mil barris de óleo por dia e comprimir 7,2 milhões de m³ de gás por dia. Isso elevará a capacidade do campo de Búzios em cerca de 18%, totalizando aproximadamente 1,15 milhão de barris por dia.
O campo de Búzios, situado em águas ultraprofundas a 180 km da costa do Rio, já conta com seis FPSOs: P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré. A P-78 será a sétima unidade no campo, que possui 13 poços.
A construção do casco foi realizada em estaleiros na China e Coreia do Sul, com integração final em um estaleiro em Cingapura.