Plusbyte vence concessão de ponte entre Brasil e Argentina
O leilão marca a concretização de um projeto esperado há anos, que promete melhorar a logística entre Brasil e Argentina. O novo operador terá a missão de gerenciar não apenas a ponte, mas também uma área alfandegária integrada entre os dois países.
Plusbyte SRL venceu o leilão de concessão da ponte binacional São Borja–Santo Tomé, conectando Brasil e Argentina, realizado em 16 de julho de 2025, em Foz do Iguaçu (PR).
O grupo ofereceu um valor de US$ 29 bilhões, que será dividido entre os países. O segundo lance foi da CS Infra, com US$ 26 bilhões. O critério de leilão foi o de maior valor de outorga.
A ponte, originada em 1989 com um acordo entre Brasília e Buenos Aires, é um elo estratégico para a logística do Cone Sul. Conecta a BR-285/RS ao Ruta 14 na Argentina e responde por 20,1% do fluxo comercial com a Argentina, além de cerca de 40% das transações com o Chile.
Atualmente, a ponte é operada pela Mercovia, que gerencia o ativo desde 1996. O contrato original venceu em 2021, mas foi prorrogado até a nova licitação.
O novo operador será responsável por melhorias técnicas e operacionais e pela gestão de uma área alfandegária integrada, com fiscalização conjunta das autoridades brasileiras e argentinas.
As duas primeiras tentativas de licitação falharam. Em janeiro, foi suspenso por medida cautelar do TCU. Em abril, o certame foi relançado, mas não teve interessados. O Ministério dos Transportes revisou o projeto, ajustando a TIR de 8,46% para 15% e alterando as condições de garantia de participação.