HOME FEEDBACK

PMEs da China mostram sinais de recuperação com aumento no índice de desenvolvimento

Resultados de pesquisa apontam recuperação no desempenho e aumento da lucratividade das pequenas e médias empresas na China em fevereiro. Apesar do crescimento, especialistas alertam para a necessidade de políticas de apoio para sustentar a trajetória de desenvolvimento.

Dados da ACPME divulgados em 12 de março revelam que o índice de desenvolvimento das PMEs da China subiu para 89,8 em fevereiro, um aumento de 0,8 ponto em relação a janeiro. Este é o maior valor registrado em quatro anos, sinalizando uma melhora na prosperidade e operações empresariais.

Expectativas Positivas

O índice de percepção macroeconômica em fevereiro foi de 99,2, com um aumento de 0,5 ponto. O indicador da situation macroeconômica aumentou para 104,1 e o do setor registrou 94,3. Ma Bin, vice-presidente da ACPME, comentou que o aumento reflete melhores expectativas de desenvolvimento e confiança no crescimento econômico.

Recuperação e Lucratividade

A situação operacional das PMEs está se recuperando, com o índice de operação geral subindo 1,1 ponto e o índice de lucratividade aumentando 1,3 ponto. Setores como hospedagem, alimentação, indústria e construção mostraram as maiores altas na lucratividade, impulsionados pela ativa temporada de Ano Novo Chinês.

Aumento no Investimento

O índice de investimento das PMEs alcançou 83,2, com um aumento de 0,4 ponto. Sete dos oito setores pesquisados apresentaram esse crescimento, indicando que as empresas estão mais dispostas a expandir a produção.

Desafios Persistentes

Apesar dos resultados positivos, Ma Bin alertou que os desafios de longo prazo para as PMEs ainda permanecem. É necessário um suporte contínuo por meio de políticas públicas adequadas para garantir um crescimento sustentável.

Leia mais em exame