PMI industrial da França cai para 48,1 em junho, ante 49,8 em maio
A queda do PMI industrial francês indica uma contração persistente na economia, com novos pedidos em desaceleração. Apesar disso, as empresas mantêm uma expectativa positiva para o futuro e aumentam o emprego ligeiramente.
PMI Industrial da França caiu para 48,1 em junho, de 49,8 em maio, segundo dados da S&P Global e Banco Comercial de Hamburgo (HCOB).
O indicador permanece abaixo de 50 pontos pela 29ª vez consecutiva, sinalizando contração da atividade econômica. O comunicado destaca que "a saúde do setor piorou de forma modesta, mas com a maior intensidade desde fevereiro".
O principal fator da queda foi a forte e acelerada diminuição nos novos pedidos, que tiveram a maior redução dos últimos quatro meses, refletindo uma demanda fraca nos mercados interno e externo.
Apesar da desaceleração, a confiança nas perspectivas de negócios para os próximos 12 meses se fortaleceu, levando as empresas a aumentar marginalmente o nível de emprego.
No entanto, a atividade de compras e os estoques continuam a diminuir.
Os custos com insumos subiram de forma moderada, mas, devido à forte concorrência e demanda fraca, os fabricantes reduziram seus preços de venda.