HOME FEEDBACK

PMI industrial dos EUA sobe para 52 em maio, diz S&P Global

PMI industrial dos EUA registra crescimento em maio, impulsionado por novas ordens e expectativa de estabilização. No entanto, especialistas alertam para sinais de demanda temporária e incertezas na indústria.

Índice de gerentes de compras (PMI) industrial dos EUA subiu para 52 pontos em maio, de 50,2 em abril, conforme dados da S&P Global.

A empresa destaca que as tarifas e a política comercial continuam a influenciar a indústria manufatureira. Aumento nos novos pedidos foi registrado, com clientes antecipando compras para evitar aumentos de preços e interrupções na cadeia de suprimentos.

Os preços dos insumos subiram devido às tarifas, e a inflação nos preços de venda alcançou o nível mais alto desde novembro de 2022.

A expectativa de uma estabilização na política comercial melhorou a confiança, que atingiu o maior nível em três meses. A S&P Global indica que há uma expectativa de que a instabilidade causada pelas tarifas diminua nos próximos meses.

Contudo, Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global Market Intelligence, alerta que a alta do PMI esconde sinais preocupantes. Ele menciona que o aumento nos novos pedidos pode ser um pico temporário na demanda devido a preocupações com problemas de oferta e aumentos de preços.

Leia mais em valoreconomico
EUA