PoderData: Lula não estanca sangria e desaprovação vai a 53%
Apesar de esforços de comunicação, Lula vê queda na aprovação do governo com desaprovação atingindo 53%. As oscilações nas taxas refletem a perda de apoio, especialmente entre mulheres e a população mais pobre.
Pesquisa do PoderData revela um aumento na desaprovação do governo Lula, com 53% dos eleitores expressando descontentamento, um aumento de 2 pontos percentuais desde janeiro. A taxa de aprovação caiu de 42% para 41% nos mesmos meses.
A pesquisa foi conduzida de 15 a 17 de março de 2025, com 2.500 entrevistas em 198 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Comunicado da Secom: A Secretaria de Comunicação acredita que a queda de aprovação foi estancada, mas os dados não corroboram essa visão. O novo ministro, Sidônio Palmeira, tem incentivado Lula a ser mais espontâneo, embora isso tenha resultando em mais gafes.
A avaliação positiva de Lula entre as mulheres caiu de 45% para 21%, enquanto no Nordeste, tradicional reduto do petista, a diferença entre apoio e rejeição caiu de 20 para 4 pontos percentuais.
Resultados demográficos: Na região Nordeste, 50% aprovam o governo; já no Sul e Centro-Oeste, a desaprovação atinge 62%. Entre religiosos, 48% dos católicos aprovam o governo, contra 69% dos evangélicos que desaprovam.
A avaliação do desempenho pessoal de Lula também é negativa, com a taxa de "ótimo/bom" caindo de 43% para 22%, e aqueles que consideram seu trabalho "ruim/péssimo" subindo de 35% para 41%.
Para mais detalhes sobre a pesquisa e metodologias, o conteúdo do PoderData está disponível nas redes sociais do grupo Poder360.