Poeta Paulo Henriques Britto é eleito imortal da ABL
Paulo Henriques Britto se destaca como o primeiro homem a ocupar a Cadeira 30 da ABL após a morte da escritora Heloisa Teixeira. A eleição aconteceu por meio de urnas eletrônicas, com Britto recebendo 30 votos.
Paulo Henriques Britto foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) no dia 22 de outubro. Ele ocupa a Cadeira 30, deixada vaga pela morte da escritora Heloisa Teixeira.
A disputa pela cadeira teve outros candidatos: Salgado Maranhão, Arlindo Miguel, Paulo Renato Ceratti, Spencer Hartmann Júnior e Eduardo Baccarin Costa.
Britto recebeu 30 votos, enquanto Maranhão ficou em segundo com 10 votos. A eleição foi realizada com urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
Após a vitória, o autor expressou sua “felicidade e alegria”, mencionando o apoio de amigos, especialmente do poeta Geraldinho Carneiro.
Natural do Rio de Janeiro, Britto é escritor, professor e tradutor, com sete livros de poesia publicados, incluindo Liturgia da Matéria (1982) e Nenhum Mistério (2018). Ao todo, tem 14 livros no total.
Ele já venceu o prêmio Alphonsus de Guimaraens duas vezes e outros prêmios, como o Jabuti. Atualmente, Britto leciona na PUC-Rio.
Com informações do Estadão Conteúdo